Projetos de Engenharia

Construção Civil: Gestão & Sustentabilidade

Construção Eficiente

Em parceria com a Poli, a FDTE viabiliza pesquisas e projetos no segmento da construção civil, por meio do desenvolvimento de materiais e componentes, com uma visão sistêmica e moderna de desempenho, qualidade e durabilidade dos edifícios e obras de infraestrutura, reduzindo custos e impactos ambientais.

  • SINAPI – Caixa Econômica Federal

    Pesquisa para realização de trabalho de aferição de composições de serviços da construção civil, visando aprimorar, atualizar e ampliar as informações disponíveis no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil.

    O SINAPI é um banco de informações usado como referência para orçamentos de obras de construção civil no território nacional, gerido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o IBGE.

  • Votorantim Cimentos

    Reciclagem de RCD para produção de areia para argamassas

    O projeto desenvolveu uma rota inovadora de produção de areia de alta qualidade a partir de resíduos de construção e demolição mistos, demonstrando a viabilidade em escala industrial experimental. A nova tecnologia permitiu uma recuperação considerável de areia com absorção de água inferior muito baixa, além de derrubar um dos mitos do mercado internacional de que o agregado miúdo produzido pela reciclagem tem alta porosidade (e baixa resistência), devendo ser destinado a aterros.

  • InterCement Brasil

    Uma parceira para pesquisa de solução de baixo custo para reduzir a emissão de gás carbônico da indústria de cimento. Um projeto sobre conceitos granulométricos e processos avançados aplicados a concreto ecoeficiente, com baixo teor de ligante. Será utilizado no prédio do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) como um teste-piloto.