Elo entre a sociedade e a maior universidade do país
A FDTE é uma fundação de direito privado, independente e sem fins lucrativos.
A FDTE é uma fundação de direito privado, independente e sem fins lucrativos.
Talvez a maior crítica que a universidade pública brasileira receba é a de estar apartada da sociedade; distante dos problemas que afligem pessoas, órgãos públicos, empresas e o próprio país. A “torre de marfim”.
A FDTE atua para mostrar que a realidade pode ser diferente.
Idealizada por professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) foi criada em dezembro de 1972. Trata-se da primeira instituição do gênero criada pela USP, motivada pela necessidade de projetar e construir o primeiro computador brasileiro com fins de mercado.
Desde sua criação a FDTE é uma fundação de direito privado, independente e sem fins lucrativos. Suas contas são submetidas à USP e auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pelo Ministério Público.
Seu objetivo central harmoniza o desenvolvimento da engenharia e do conhecimento científico e tecnológico com a realização de projetos para a solução de problemas ou melhoria de processos de órgãos públicos de todas as esferas e de empresas de diversos setores.
A Engenharia – mais precisamente a Engenharia Elétrica – está em sua origem, crescimento e consolidação, mas hoje a FDTE administra e executa projetos nas mais diferentes áreas.
A FDTE recebe demandas, de empresas e órgãos públicos, e identifica as competências da USP capazes de atendê-las. Faz a intermediação entre as partes e cuida de todos os aspectos administrativos e financeiros que envolvem a execução do projeto.
Da mesma forma, acolhe professores da USP que necessitam de gestão de projetos já estabelecidos com terceiros.
O excedente financeiro eventualmente auferido pela FDTE é aplicado em iniciativas de natureza educacional e de assistência a estudantes que necessitam de ajuda financeira para permanência na universidade.