
Energia
Eletrônica de Potência e Conversores Estáticos
Os esforços de desenvolvimento nesse setor são focados em aspectos como a alta eficiência dos sistemas, o que implica necessariamente em baixas perdas, que é fundamental para a conservação de energia elétrica. Esse é um dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento da FDTE junto com o PEA (Departamento de Engenharia de Elétrica e Automação Elétrica da POLI). Esse objetivo é alcançado normalmente, operando-se as chaves eletrônicas em modo chaveado (aberto/fechado, em contraste com a operação em modo linear, quando há tensão e corrente simultaneamente na chave, aumentando bastante suas perdas). A Qualidade é outro objetivo dos projetos do PEA. Qualidade significa baixa poluição elétrica em uma rede de corrente alternada, poluição essa produzida por harmônicos de tensão e corrente, e fator de potência baixo (cosseno da defasagem entre tensão senoidal da rede e a fundamental da corrente na rede).
-
Desenvolvimento e implantação de metodologia de gestão de manutenção centrada em confiabilidade em usinas termelétricas a carvão.
-
Energest S.A.
Desenvolvimento de sistema inteligente para otmimização de rotas de inspeção de operação e manutenção de usinas de geração de energia elétrica.
-
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.
Transmissão em ultra alta tensão no sistema interligado nacional.
-
Bandeirante Energia S.A.
Análise de funcionalidades aplicáveis em redes elétricas inteligentes através de um emulador de rede em ambiente controlado.
Voltar