SOLUÇÕES EM ENGENHARIA

Linha.jpg
seguranca.jpg
 

 

 

SEGURANÇA DO TRABALHO & SAÚDE

A Engenharia de Segurança do Trabalho vem ganhando cada vez mais importância junto às empresas modernas. A prevenção de acidentes de todo tipo tem impacto direto sobre a redução dos altos custos humanos e materiais, além da consequente melhoria das condições sociais.

 

Linha.jpg
st1.jpg
Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho
Linha.jpg
Controle Ambiental, Higiene e Segurança do Trabalho

 

Em parceria com a FDTE, o Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da POLI – LACASEMIN, criado em 1989 pelo Prof. SÉRGIO MÉDICI DE ESTON, desenvolve pesquisas e realiza cursos e treinamentos nessas áreas de conhecimento, com o objetivo de formar profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto que prioriza a prevenção e a proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

 

Suas principais atividades são:

 

  • Desenvolvimento de pesquisas no campo da engenharia ambiental;
  • Análise de vibrações e sobrepressão atmosférica derivadas do uso de explosivos (em cavas, pedreiras, barragens, túneis, minas subterrâneas, implosões de edifícios);
  • Estudos de poeiras fugitivas e monitoramento de poeira total;
  • Estudo de recuperação de áreas degradadas;
  • Estudos de ruído e barreiras sonoras;
  • Estudos de avaliação de impacto ambiental;
  • Desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao meio interno às minas: Planejamento de desmontes por explosivos; Mapeamento de condições ambientais em subsolo; Análise de redes de ventilação subterrânea; Elaboração de plano de monitoramento em segurança estrutural.

 

Na área de educação oferece, desde 1996, na modalidade presencial, e desde 2005, na modalidade a distância (EAD), o curso de especialização “ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO”, que dá, aos concluintes aprovados, atribuição profissional no CREA (Engenheiros) e no CAU (Arquitetos).

 

São também ministrados cursos livres para profissionais, com finalidade de aprofundamentos teóricos e práticos, tais como os de “HIGIENE OCUPACIONAL” (desde 2003), na modalidade a distância (EAD), e “RESPONSABILIDADES LEGAIS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO” (desde 2016), na modalidade presencial.

Linha.jpg