Mais de meio século de projetos inovadores
Quando o atual conceito de inovação tecnológica ainda não havia sido moldado, a FDTE já realizava projetos que ajudaram a inovar setores industriais e de serviços no país.
O primeiro computador fabricado no Brasil foi desenvolvido pela FDTE. A automação bancária brasileira tem as digitais da FDTE. Os sistemas de segurança do metrô de São Paulo dispõem de confiabilidade atribuída pela FDTE. A Agência Internacional de Energia Atômica conta com um grupo de pesquisadores coordenados pela FDTE que estudam a simulação de acidentes em plantas nucleares.
A contar de sua criação, em 1972, a FDTE já foi responsável pela execução superior a mil projetos demandados por empresas, brasileiras e multinacionais, de diferentes portes e setores.
Entre os setores com maior número de parcerias com a FDTE estão os de telecom, energia, saneamento, saúde, transportes, logística, TI, óleo e gás, educação e construção civil. Mas há vários outros, como automobilístico, mineração, químico, eletrônico, portos, metalurgia… E a lista não termina aqui.
O leque de setores é proporcionalmente amplo à diversidade de atividades coordenados pela FDTE para empresas: projetos de P,D&I, desenvolvimento de softwares, análises, avaliações, assessoria, auditoria, consultoria, diagnósticos, estudos, modelagens, ensaios e testes…
Inicialmente, a FDTE estava mais relacionada com as engenharias presentes na Escola Politécnica da USP. Nos últimos anos, expandiu-se para outras áreas do conhecimento científico e tecnológicos e extrapolou os muros da USP.
A FDTE é credenciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como instituição de ciência e tecnologia (ICT). Dessa forma, ela pode assumir projetos multidisciplinares, que perpassam diferentes áreas da ciência e da engenharia e contemplam demandas tecnológicas de grande complexidade.
Como ter um projeto executado sob a responsabilidade da FDTE? Em resumo, são seis passos:
- A empresa encaminha sua necessidade resumidamente à Fundação, utilizando esse formulário.
- A FDTE retornará o contato, para saber detalhes sobre a necessidade apresentada.
- A FDTE identificará, dentro ou fora da USP, os docentes/pesquisadores qualificados para atender à demanda.
- A FDTE fará o meio de campo entre a empresa e o especialista.
- Em havendo entendimento entre eles, a FDTE cuidará dos processos administrativos necessários à formalização de um contrato.
- A FDTE fará a gestão do projeto – administrativa, fiscal e financeira –, até a sua conclusão.