Não importa o desafio

Quando ainda estava concluindo seu processo de criação, em meados de 1974 a FDTE recebeu sua primeira demanda do Governo do Estado de São Paulo, relativa ao Metrô da capital paulista: desenvolver técnicas de ensaios em equipamentos metroviários que ficam à margem dos trilhos. Naquele mesmo ano, a Comgás encomendou um estudo sobre transmissão e distribuição de gás na cidade de São Paulo.
No decorrer dos mais de 50 anos da Fundação vieram desafios de vários outros órgãos da administração pública e de empresas estatais paulistas: DAEE, Cesp, Dersa, Prodesp, Badesp, Sabesp, Codesp, Imesp, Eletropaulo, Secretaria do Planejamento, Secretaria da Educação…
Os projetos para o Metrô e para a Cesp foram de tal ordem numerosos e desafiadores que o nome da FDTE está diretamente envolvido com a inovação e a segurança no transporte de passageiros daquele modal e na geração e distribuição de energia elétrica no Estado de São Paulo.
A FDTE foi convidada também a embarcar em projetos do Metrô e dos trens da CBTU no Rio de Janeiro. Em Minas, houve projetos para a Cemig e para o Centro Tecnológico daquele estado.
Em Pernambuco, para a Secretaria Estadual de Administração… Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Amazonas, estão entre outros estados para cujos governos a FDTE realizou projetos.
As demandas apresentadas são equacionadas e resolvidas por professores da Universidade de São Paulo (USP). Dessa forma, a FDTE possibilita que Estados de todas as regiões país tenham acesso à melhor universidade da América Latina e suas diversas áreas de atuação.
A título de exemplo, veja algumas áreas em que a FDTE já cuidou de projetos para o setor público estadual:
- Avaliação estrutural e de carga em obras de arte de modais terrestres
- Contabilidade, armazenamento e sequestro de CO2
- Desassoreamento de reservatórios
- Desenvolvimento de programas educacionais
- Engenharia de segurança e ambiental
- Estações de tratamento de esgoto
- Gestão de resíduos
- Impacto dos combustíveis na qualidade do ar
- Inspeção robotizada de linhas de distribuição
- Manutenção e conservação de obras de arte
- Parques e zonas verdes
- Planejamento viário, ferroviário e metroviário
- Projetos de infraestrutura urbana e territorial
- Redes elétricas inteligentes
- Saneamento e abastecimento de água
- Sistema de sinalização, controle e segurança de modais de transportes
- Sistemas de transmissão e distribuição de energia
- Sistemas energéticos multifontes
Seja uma dessas áreas ou outra (não importa qual), utilize o formulário (para acessar diretamente nosso Fale conosco) para apresentar sua necessidade ou para encaminhar alguma pergunta à FDTE: